A Galinha e a Barata (Conforto x Liberdade)

"Certa vez uma galinha morava em um celeiro com vários outros animais. Um dia, uma barata entrou no celeiro e começou a se gabar de sua habilidade em se esquivar e evitar perigos.

- Eu sou tão rápida e ágil que nenhum animal jamais conseguirá me pegar!

A galinha, que era conhecida por sua sabedoria, ouviu a conversa e respondeu:

- É verdade que você é muito rápida e ágil, mas o que você ganha com isso? Você não tem um ninho quente e aconchegante, como eu tenho. E você não tem comida à vontade, como eu tenho. Você está sempre correndo, sempre fugindo de alguma coisa. Enquanto isso, eu vivo uma vida confortável e feliz aqui no celeiro.

A barata riu dizendo:

- Você não entende. Eu sou LIVRE! Eu posso ir aonde quiser e fazer o que quiser. Você está presa aqui, sem poder sair. Você nunca experimentará a verdadeira liberdade.

Ao que a galinha calmamente respondeu: 

- Eu posso não ser tão livre quanto você, mas sou muito mais feliz. Tenho um lugar seguro para dormir, comida à vontade e a companhia de outros animais. Você pode ser livre, mas a que custo? Você vive em constante perigo e incerteza. Eu prefiro a minha vida segura e confortável aqui no celeiro."

A liberdade pode ser tentadora, mas nem sempre é o caminho mais feliz ou seguro. A estabilidade e a segurança podem trazer uma vida mais estável e satisfatória.

A vida é feita de escolhas, e cada um de nós tem seu livre arbítrio para decidir como vivê-la. O que funciona para a barata pode não funcionar para a galinha e vice-versa.

E você? O que prefere?


Nenhum comentário:

Postar um comentário