O Escorpião e o Sapo


Certa vez estava um sapo às margens de um grande rio.

Preparava-se para cruzá-lo quando foi abordado por um escorpião que precisava muito chegar ao outro lado e sem saber nadar, viu no sapo sua oportunidade

O escorpião pediu ao sapo para ajudá-lo: 

    - Deixa-me subir nas tuas costas e transporta-me até a outra margem. És grande o suficiente e não te cansarás. 

Mas o sapo, que conhecia o veneno do ferrão do escorpião, respondeu: 

    - Nas minhas costas? Estás louco! Tenho medo de teu veneno mortal! 

Ao que o escorpião respondeu: 

    - Estás equivocado em temer-me. Eu desejo atravessar o rio. É meu interesse que tu vivas. 

Com tal raciocínio, o escorpião induziu o sapo a aceitar. 

Subiu, então, em suas costas. O sapo entrou na água carregando o escorpião e começou a nadar perfeitamente à vontade no seu meio natural. 

Assim que chegaram ao meio do rio, no ponto em que a corrente corrente era mais forte, exigindo um maior esforço do sapo, o escorpião enterrou o ferrão com toda força nas costas do sapo. 

Enquanto o veneno mortal se difundia em seu corpo, sentindo que a vida se esvaía, o sapo exclamou: 

    - Maldito, o que estás fazendo? Não vês que ambos morreremos: eu envenenado e tu afogado!? Por que o fizeste? 

E o escorpião, já se afogando, diz: 

    - Porque eu sou um escorpião e esta é minha natureza. 

(Autor desconhecido. Alguns o atribuem a Esopo.)

Alguns anos mais tarde, algo semelhante aconteceu a um monge, que mesmo conhecendo a natureza do escorpião e sabendo que seria ferroado ainda resolveu ajudá-lo por ser essa a sua natureza. (O Monge e o Escorpião)


Fonte: http://www.cbp.org.br/escorpiaoesapo.pdf

Curiosidades:
Alguns sapos se alimentam de escorpiões! https://ciencianarua.net/sapo-cururu-se-alimenta-de-escorpioes-amarelos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário