A Lebre e o Cão

"Era uma vez uma lebre muito veloz que adorava correr e se exibir. Ela se gabava de sua velocidade e zombava dos outros animais por serem mais lentos.

Um dia, enquanto corria pelo campo, ela encontrou um cão.

- Olá, cão! Por que você não corre comigo? Tenho certeza de que não conseguirá me acompanhar! - provocou a lebre.

O cão respondeu:

- Não se preocupe, lebre. Não sou tão veloz quanto você, mas tenho resistência. Posso perseguir você o dia todo, se for necessário.

A lebre, arrogante e confiante em sua velocidade, desafiou o cão para um jogo de pique pega. Os dois partiram juntos, mas a lebre ficou surpresa ao ver que o cão não desistia e continuava a segui-la sem parar. A lebre correu o mais rápido que pôde, mas ficou exausta e precisou parar para descansar.

O cão, que não estava tão cansado, chegou perto dela e disse:

- Eu disse que tinha resistência. Você pode ser mais veloz, lebre, mas eu tenho o poder da perseverança.

A lebre, humilhada e envergonhada, perdeu o jogo, mas aprendeu uma lição valiosa. Sua velocidade podia ser uma vantagem, mas a perseverança e a resistência são qualidades que valem tanto quanto, senão mais."

Devagar se vai ao longe. Um passo de cada vez. Com perseverança e resistência, pode-se alcançar muito na vida.

Além disso, é importante não subestimar seus oponentes e não confiar demais em suas próprias habilidades. Muitas batalhas são ganhas antes mesmo de começarem, na fase de preparação.



“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, 
não precisa temer o resultado de cem batalhas. 
Se conheces a ti mesmo, mas não conhece o inimigo, 
para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. 
Caso não conheça nem o inimigo nem a si mesmo, 
perderá todas as batalhas”
[Sun Tzu, A Arte da Guerra]


Nenhum comentário:

Postar um comentário